Sorriso gengival

O que é, principais causas e tratamentos mais eficazes.

sorriso-gengival

O sorriso gengival é um incômodo estético causado pelo excesso de gengiva aparente ao sorrir. Trata-se de um incômodo perceptivo e não uma doença e pode ser corrigido através de algumas intervenções como mostraremos abaixo.

Principais causas para o sorriso gengival

Existem diversos fatores que podem causar o incômodo que chamamos de sorriso gengival. Dentre eles:

  • Dentes que nasceram de maneira inadequada e permanecem parcialmente cobertos por tecido gengival
  • Lábio superior muito curto;
  • Lábio superior que se eleva muito ao sorrir, expondo muito tecido gengival;
  • Gengivas longas ou aumentadas, conhecidas como hiperplasia gengival. Essa hiperplasia é devido o acúmulo de biofilme, modificada por uso de alguns medicamentos ou fatores genéticos.
  • Excesso vertical de maxilar, que faz com que as gengivas se projetem.

Tratamentos para o sorriso gengival

sorriso-gengival
sorriso-gengival-2

O tratamento do sorriso gengival pode ser realizado de diversas formas diferentes, dependendo do por que o problema exista, ou seja, sua principal causa e, como vimos, o sorriso gengival pode ser causado por diversas condições.

Sendo assim, existem algumas opções mais viáveis:

  • Se o problema raiz for excesso de tecido gengival, nós, periodontistas, podemos realizar uma gengivoplastia. Nesse procedimento, removemos o tecido gengival em excesso para expor mais os dentes e melhorar a estética do seu sorriso. 
  • Para protrusão mandibular moderada a grave, a melhor solução costuma ser a a cirurgia ortognática, ou cirurgia da mandíbula, combinada com tratamento ortodôntico. O cirurgião-dentista recortará a mandíbula superior para que fique do tamanho correto e, em seguida, moverá para cima em sua posição ideal antes de prendê-la com placas e parafusos. Isso é feito sob anestesia geral e requer internação hospitalar. 
  • Para quem possuem dentes excessivamente pequenos, a cirurgia de alongamento da coroa, que envolve a remoção do tecido da gengiva para expor mais dente e permitir que a gengiva retraia de volta à sua posição correta, é uma opção viável.
  • A cirurgia de reposicionamento labial seguida de tratamento ortodôntico pode ser uma boa alternativa à cirurgia da mandíbula se a exposição gengival excessiva for resultado de um lábio superior curto ou hiperativo.
  • O Botox é um candidato mais recente e é uma opção de tratamento do sorriso gengival muito mais barata do que a cirurgia e pode ser eficiente nos casos de lábio superior hiperativo. O médico injeta Botox no lábio, que paralisa o músculo e evita que ele suba muito quando você sorri. O ponto negativo é que se trata de uma solução temporária, que exige reaplicação.
dor de dente

Sentindo algum incômodo ou percebendo algum sintoma?