Periodontite

O que é, principais causas e tratamentos mais eficazes.

periodontite

A periodontite é a inflamação dos tecidos que fixam os dentes nos maxilares. Tal inflamação é caracterizada pela perda desses tecidos de sustentação e perda óssea.

A periodontite, geralmente, acontece devido à evolução de um quadro de gengivite, porém, com consequências muito mais graves, podendo causar até mesmo a perda dos dentes.

Principais sintomas e sinais da gengivite

Você pode sentir alguns sintomas quando está com periodontite e a observação, nesse caso, se torna muito importante. São sintomas comuns:

  • Mau hálito;
  • Vermelhidão na gengiva;
  • Aumento na mobilidade dos dentes (dentes moles).

 

Observação importante: tanto a gengivite quanto a periodontite são doenças que dificilmente estão associadas à dor. Portanto, é importante fazer sempre o acompanhamento com um dentista periodontista.

periodontite

Tratamentos para a gengivite

O tratamento da periodontite consiste no debridamento, raspagem e alisamento das superfícies dentárias. Complementar a essa remoção profissional do biofilme e cálculo, poderá lançar-se mão de terapias cirúrgicas corretivas.

Como prevenir a periodontite

Assim como a gengivite, a principal causa da periodontite é o acúmulo de placa bacteriana nas superfícies dentárias. A principal forma de prevenção se dá com uma boa higiene bucal. Para isso, indica-se:

  • Escovar os dentes e usar fio dental depois de cada refeição;
  • Trocar a escova de dentes a cada 3 meses;
  • Consultar o periodontista regularmente;
  • Evitar cigarros e outros tipos de tabaco;
  • Alimentar-se de forma correta para garantir uma boa nutrição.

Complicações cardiovasculares da periodontite

Há crescente quantidade de evidências que relacionam a periodontite com doenças sistêmicas, entre elas as doenças cardiovasculares (aterosclerose, infarto do miocárdio e derrame).

Certas bactérias presentes na periodontite invadem os tecidos do periodonto e podem alcançar a circulação sistêmica, o que leva a uma resposta imuno-inflamatória. Pode assim haver aumento de citocinas, acúmulo de células de defesa, proteína C-reativa, aumento de colesterol LDL. Esses fatores somados aumentam o risco para lesão na parede de vasos sanguíneos e formação de placas ateroscleróticas.

A aterosclerose diminui a elasticidade dos vasos, compromete a passagem sanguínea e inclusive podem se desprender levando a tromboembolia (Infarto do miocárdio e Derrame).

dor de dente

Sentindo algum incômodo ou percebendo algum sintoma?