Magnificação no tratamento das retrações gengivas

Não é recente o uso de magnificação na odontologia através do uso de lupas ou através de microscópios. Através do uso dessas lentes surgi a técnica da “microcirurgia”, a qual aplicada no contexto da periodontia busca um refinamento na manipulação dos tecidos, facilitando a estabilização, fechamento e cicatrização da ferida cirúrgica.

Nos mais diversos procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos na periodontia podemos utilizar a magnificação, vamos focar nesse post nas retrações gengivais.

Quanto é melhor a magnificação em relação a cirurgia macro (sem magnificação)?

Revascularização

Essa pergunta tem resposta na literatura através de trabalhos que mostraram uma melhor e mais rápida revascularização dos tecidos operados com a magnificação (MG) em relação a cirurgia macro (MA). Em números temos (MG vs MA:  53% vs 44% em 3 dias pós cirúrgicos; 84% vs 64% em 7 dias pós cirúrgicos)

 

Média de recobrimento radicular

A média de recobrimento radicular é a porcentagem recoberta da raiz com gengiva em relação ao total que estava descoberto antes do procedimento cirúrgico.

Quando comparamos o uso de magnificação em relação à macro observamos (MG vs MA: 6.6% em média a mais de recobrimento para MG). Ou seja, é significativamente maior o que se consegue de recobrimento usando a magnificação durante o recobrimento radicular.

 

Quantidade de sítios com recobrimento radicular completo ou de 100%

Uma análise interessante de se fazer quando comparamos técnicas de recobrimento, é quantos sítios operados são totalmente recobertos após a cirurgia. Recobrir 100% significa não ter mais nada de raiz exposta.

Quando comparamos o uso de magnificação em relação à macro observamos (MG vs MA: 27.9% em média a mais de recobrimento para MG).

Preferência do paciente

Neste quesito, avalia-se a parte subjetiva e objetiva relatada do paciente em relação ao resultado estético (aparência da cor da gengiva, textura, espessura), satisfação do paciente e dor pós operatória.

Para todas essas variáveis verificadas acima, o uso da magnificação é superior ao não uso da magnificação durante os procedimentos cirúrgicos de recobrimento.

 

Considerações finais

Há farta literatura que embasa resultados superiores para o recobrimento radicular quando utiliza-se a magnificação. Apesar de ser usado na literatura há muitos anos a magnificação, são poucos ainda os profissionais que usam lentes e microscópios por conta do investimento a ser feito, a curva de aprendizagem necessária e utilização de instrumentais compatíveis com o grau de magnificação.

Nós da Ambrósio Odontologia trabalhamos com a magnificação em nossos procedimentos e portanto, teremos o maior prazer em avaliar o seu caso!

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkdin
Compartilhar no E-mail

Deixe o seu comentário!