Escovas e outros métodos mecânicos para controle do biofilme.

Pessoal todos aprendemos como usar a escova dentária e a importância do seu uso. O que eu quero abordar aqui com vocês é que existem outros métodos mecânicos para higiene oral!

Bem vamos lá, vou mostrar uns bem interessantes.

 

Escovas interdentais.

As escovas interdentais são dispositivos usados para limpeza das áreas interproximais dos dentes. Assim como o fio dental, o uso correto dessas escovas irá promover a remoção do biofilme que fica na região entre os dentes, região a qual as escovas tradicionais não conseguem chegar.

Há uma gama variada de tamanhos (diâmetros) das pontas, isso porque variam as distâncias entre os dentes: dentes muito próximos, pouco espaço interproximal; dentes com mais espaço entre eles e/ou perda de papila, mais espaço interproximal. Para a escolha do tamanho das escovas, é interessante ter o acompanhamento de um dentista e assim evitar machucar as gengivas.

 

Escovas unitufo.

As escovas unitufo, como o próprio nome diz, são formadas por um único tufo. Sua função é alcançar de forma mais eficiente as regiões cervicais dos dentes, regiões próximas às gengivas.

Dentes molares que têm expostos as áreas de furca são beneficiados com uso destas escovas.

 

Fio dental.

 

O fio dental é um dispositivo eficiente para remoção do biofilme entre os dentes. O problema do seu uso é a forma/ técnica que o paciente o utiliza. Muitos o fazem de forma “tic tac”, ou seja, simplesmente colocam e tiram das regiões proximais. Mas na verdade, você têm que usar o fio dental de uma forma que ele alcance as regiões próximas às cervicais dos dentes, massageando as gengivas. Isso necessita de acompanhamento e habilidade motora mais aprimorada.

Para pacientes que têm dificuldades na apreensão do fio, há também os dispositivos que já têm o fio inserido e facilitam o manuseio para o paciente. Veja a foto abaixo de um dispositivo para usar o fio dental.

 

Irrigador oral.

Os irritadores orais já estão no mercado há um bom tempo. Há várias marcas no mercado que têm o mesmo objetivo: Remoção do biofilme entre os dentes e nas superfícies livres com uso de um jato de água sob pressão.

Há uma série de estudos que mostram sua eficiência na remoção do biofilme e diminuição da inflamação gengival.

É bastante indicado para pacientes que têm dificuldades em manter baixos os níveis de placa bacteriana, e limitações motoras.

As limitações destes dispositivos: o tamanho muito das vezes não é pequeno; valores cobrados; sujeira que possa causar no espelho do banheiro.

 

Palitos de dentes.

Pessoal tomem muito cuidado e prestem a atenção. Os palitos de dentes usados para higiene interproximal não é o mesmo oferecido em bares e restaurantes. O palito de dente, que venho aqui abordar, é específico para limpeza e tem um tamanho, formato e materiais diferentes aos que estamos acostumados a ver.

Não é muito fácil você achar esses dispositivos específicos, e há uma necessidade de acompanhamento do cirurgião-dentista. A explicação para esse acompanhamento é simples: Palitos de dentes podem machucar sua gengiva, quebrar e causar bons estragos.

Esses palitos específicos são usados para remoção do biofilme dental próximo à margem gengival e entre os dentes.

 

Escovas elétricas.

As escovas elétricas são importantes na remoção do biofilme e diminuição da inflamação gengival. Há uma série de escovas, que variam preços e funções. Dentre as opções estão: as escovas oscilatórias e sônicas. Estudos demonstram estas funções têm maior eficiência na remoção da placa bacteriana.

Há pacientes que aplicam muito força durante a escovação, ou então, apresentam dificuldades motoras que limitam o uso das escovas tradicionais. Nestes casos, as escovas elétricas podem ser uma opção bem interessante. O por quê: As elétricas possuem funções que não permitem a aplicação de força excessiva que poderia causar injúrias aos tecidos moles, e seus movimentos automatizados dispensam movimentos manuais mais rebuscados .

O problema destes dispositivos: o tamanho, o qual pode dificultar o transporte; preço que é mais salgado que escovas tradicionais.

 

Conclusões.

Antes de ir comprar algum dispositivo aqui apresentado, veja qual a necessidade que você têm. A melhor forma de reponder isso é tendo a avaliação de um cirurgião-dentista periodontista. Este profissional vai conseguir observar suas limitações e indicar o melhor para seu caso.

Saiba que mudanças nos métodos de higiene oral podem melhorar sua condição bucal.

 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkdin
Compartilhar no E-mail

Deixe o seu comentário!