Essa é uma pergunta que ouço frequentemente no consultório. Afinal, o paciente com periodontite precisa fazer manutenção? É só tratar e pronto? A doença não volta?
Manutenção periodontal.
A manutenção periodontal consiste em fazer re-avaliações do estado de saúde periodontal, mantendo o controle através das raspagens periodontais e instruções de higiene oral.
A frequência das manutenções.
Não há uma periodicidade considerada a mais correta para todos os casos. O que observa-se é que estudos na área da periodontia fazem as manutenções num intervalo que varia a cada 1 mês, 3 meses, 6 meses e até no máximo 12 meses.
O que influencia se o paciente deve vir com mais frequência ao consultório odontológico é o risco individual para o desenvolvimento da doença periodontal. Nesta avaliação de risco o periodontista leva em conta diversas variáveis que interferem na evolução da doença como:
- Fatores sistêmicos e genéticos.
- Sangramento à sondagem.
- Perda óssea em relação à idade do paciente.
- Perda dentária devido à doença periodontal.
- Quantidade de bolsas periodontais residuais.
Qual a importância da Manutenção Periodontal?
Sabemos que a periodontite é uma doença de surtos episódicos, sítio específica e na maioria das vezes indolor. Isso significa que a periodontite acontece de maneira não linear e pode haver sítios saudáveis entre sítios doentes.
Observadas essas características da doença, deve-se manter o controle periódico de todos os pacientes periodontais. Estudos mostram que pacientes que passam por manutenção profissional têm melhores índices periodontais em relação aos pacientes que não têm manutenção frequente e/ou não passam com especialista. Alguns desses dados podem ser descritos a seguir:
- Pacientes em manutenção com especialista têm 60% melhor controle do biofilme do que pacientes sem manutenção regular.
- Em 5 anos de acompanhamento, 45% dos pacientes sem controle periodontal têm o retorno à doença periodontal (nível semelhante ao antes de iniciar o tratamento periodontal).
- Pacientes que têm falta de habilidades para a higiene oral pessoal têm melhorados os índices periodontais quando acompanhados por terapia periodontal de manutenção.
- Pacientes periodontais que não fazem manutenção periódica têm maior risco de perda dentária quando comparados aos pacientes que fazem a manutenção regular.
Mensagem final.
Não deixem de passar por consulta com o periodontista de maneira periódica. Esse é o especialista mais habilitado para tratar e manter a saúde periodontal ao longo dos anos.
A falta de manutenção aumenta o risco para que o paciente perca dentes devido à doença periodontal.
Fiquem atentos à saúde periodontal.