Estudos revelam que os dentes e o sorriso estão entre os primeiros fatores físicos observados durante as primeiras interações sociais. Assim sendo, os dentes e a harmonia do sorriso podem passar a impressão de inteligência, popularidade e beleza.
Agora entrando em mais detalhes, o que é o sorriso gengival?
Não há um consenso absoluto do que é considerado sorriso gengival. Porém, o paciente que têm esta condição, de maneira subjetiva, geralmente já se incomoda com a harmonia do seu sorriso. Parece que há algo errado no sorrir. Este incômodo pode vir pela própria observação ou através da observação de pessoas próximas.
Há medidas objetivas para avaliar o sorriso gengival?
Sim, pesquisas realizadas com pessoas leigas demostram que na região dos dentes incisivos, a exposição de 1 a 3 milímetros de gengiva é considerado harmonioso.
Já na parte posterior do sorriso, região de pré-molar e molar, 4 até 6 milímetros de exposição gengival é considerado o mais harmonioso.
Assim sendo, sorrisos que tenham mais exposição de gengiva do que o detalhado acima, é considerado sorriso gengival, ou seja, há exposição em excesso da gengiva.
Qual a etiologia do sorriso gengiva?
Não é uma tarefa fácil, muito das vezes, saber qual é a origem do sorriso gengival. Iremos em muitos desses casos necessitar da avaliação de outras especialidades (ortodontia, periodontia, cirugia bucomaxilofacial) para chegarmos no melhor plano de tratamento para o paciente em questão.
Mas resumindo, o sorriso gengival pode ser de origem:
- Desproporções ósseas dos maxilares.
- Alterações nas tonicidades musculares.
- Alterações na migração da gengiva.
- Hiperplasia gengival.
Essas origens podem estar combinadas ou isoladas causando o problema de exposição em excesso da gengiva do paciente.
Há exames para avaliar a(s) causa(s) do sorriso gengival?
Poderá ser solicitado radiografias cefalométricas, teste de tonicidade dos músculos do sorriso e medição das proporções das coroas dos dentes.
No caso da periodontia, qual é o tratamento do sorriso gengival?
Na especialidade odontológica da periodontia, quando o diagnóstico do sorriso gengival é a alteração na migração da gengiva ou é a hiperplasia gengival, o tratamento é feito através de cirurgia.
Esta cirurgia gengival se chama gengivoplastia. Basicamente, haverá a remoção do excesso de gengiva expondo assim maior quantidade de dente. Essa maior exposição de dente, altera as proporções das coroas dentárias e consequentemente há menor exposição de gengiva durante o sorriso.
A gengivoplastia é somente estética?
Não, a remoção desse excesso de gengiva além de estética é também uma questão para melhora funcional dos dentes e saúde gengival.
Casos que há excesso de gengiva, podem dificultar a higienização oral, aumento na impacção de alimentos nos dentes e dificuldades até na mastigação.
Fotos de sorriso gengival. Causa foi a alteração na migração da gengiva.
Antes da gengivoplastia e 1 mês após a cirurgia.