O que são as retrações gengivais?
As retrações gengivas são caracterizadas pelo deslocamento da margem da gengiva no sentido do ápice das raízes dos dentes. Esse deslocamento da gengiva expõem a raiz dentária, a qual pode aumentar a sensibilidade ao frio e calor, presença de lesões cervicais não cariosas e problemas estéticos.
O que causa as retrações gengivas?
Na literatura há uma série de condições que aumentam o risco para o desenvolvimento das retrações.
Dentre elas destacamos:
- Presença de uma gengiva muito fina.
- Escovação inadequada com acúmulo de biofilme e uso de escovas duras que possam causar trauma aos tecidos ao redor dos dentes.
- Presença de restaurações e/ou coroas dentárias que tenham o término dentro da região do sulco gengival.
- Direção da movimentação ortodôntica utilizada.
- Uso de piercings em regiões de língua, freios e lábios.
- Doenças periodontais.
Retrações gengivas aumentam ao longo do tempo?
Em acompanhamento de 2 anos, observa-se na literatura estudos que indicam o risco 2,16 vezes maior de retrações não tratadas progredirem em relação às retrações tratadas.
As retrações profundas e largas apresentam maiores dificuldades no manejo cirúrgico e previsibilidade para conseguirmos o recobrimento completo, quando comparadas às retrações rasas e estreitas.
Portanto, é indicado o tratamento das retrações gengivas quando diagnosticadas.
Toda a retração é passível de tratamento?
Há casos que não é possível o recobrimento completo, e para isso há a necessidade de consultar-se com um especialista periodontista.
O dentista especializado em gengiva irá verificar a causa da retração gengival, o tamanho da mesma, verificar as estruturas anexas à gengiva, e tudo isso irá influenciar o prognóstico do recobrimento da retração.
Qual o tratamento para as retrações?
O tratamento para as retrações gengivas é cirúrgico. Há uma série de técnicas disponíveis e materiais que podem ser usados para o tratamento.
Portanto, é função do especialista junto com seu paciente planejar o caso, apresentar as alternativas viáveis e individualizadas.
Caso clínico operado:
Foto antes (FOTO NO TOPO)- Observe as retrações cobertas por resina o que aparenta em dentes grandes. Paciente sentia muita sensibilidade.
Foto 4 meses após a cirurgia (FOTO ABAIXO)- Observe que a gengiva foi deslocada com sucesso, cobrindo totalmente as raízes expostas. Não há mais necessidade das restaurações em resina para melhora da hipersensibilidade.
*Fotos autorizadas pelo paciente.
Ambrosio odontologia periodontia em São Paulo-SP e Poá- SP